Serviços CP: Mercadorias
Características Técnicas
Peso e Dimensões:
Peso: 87 toneladas (21,75 toneladas por eixo)
Comprimento: 19,580 m
Largura: 2,989 m
Altura: 4,210 m
Bitola: 1668 mm (possível mudar para 1435 mm mediante troca de rodados em oficina)
Performances:
Velocidade Máxima: 140 km/h
Potência nominal: 4684 kW (6373 cv)
Esforço de tracção no arranque: 300 kN
Esforço de tracção a 140 km/h: 105 kN
Capacidades:
Tensão de Alimentação: 25 kV/50 Hz, adaptável para bitensão, com acréscimo dos 3000 V contínuos
Unidades Múltiplas: Comando até 3 unidades, estando nesse caso o esforço de tracção limitado a 600 kN, por razões estruturais.
Ruído exterior: 91 dB a 140 km/h, 74 dB a 0 km/h
Temperatura de Funcionamento: operável na gama de temperaturas -25 ºC a 45 ºC
Freios:
- Freio dinâmico com Recuperação de Energia
- Freio pneumático directo e automático, com duas condutas e freio EP
- Freio de estacionamento
Inclui um sistema de anti-patinhagem para o freio pneumático.
Equipamento Eléctrico:
Motores de Tracção: 4 motores assíncronos, suspensos pelo nariz e arrefecidos por ventilação forçada, de 1171 kW cada um. RPM máximo de 3957, tendo um peso, com engrenagem incluída de 3840 kg
Relação de Transmissão: 1 : 6,29
Unidade Central de Comando: 2 UCC / Sibas 32 de 32 bits
Unidade de Comando da Tracção: 2 UCT / Sibas 32 de 32 bits, controlando os eixos motores por bogie e com sistema de anti-patinhagem incluído
Unidade de Comando de Freio: Knorr
Disjuntor: 1 Disjuntor de Vácuo
Pantógrafos: 2 Schunk ou Siemens
Transformador: Siemens, de 6,32 MVA de potência do enrolamento primário
Conversor de Tracção: 2 por locomotiva
- PMCF: 2 por conversor, tensão de entrada de 1000 V. Cada um dos PMCF tem 2 módulos de 4 IGBT's de 2200 V, 2000 A e frequência máxima de comutação de 1000 Hz.
- Ondulador: 1 por conversor, com 3 módulos de 4 IGBT's de 2200 V, 2000 A e frequência máxima de comutação de 1000 Hz.
- Arrefecimento: Através de circulação forçada de água
- Ondulador: 1 por conversor, com 3 módulos de 4 IGBT's de 2200 V, 2000 A e frequência máxima de comutação de 1000 Hz.
- Arrefecimento: Através de circulação forçada de água
Funcionalidades:
Linha do Comboio (alimentação de carruagens): 1500 V / 50 Hz, potência de 800 kVA
Sistema Convel: EBICAB 700
Rádio Solo: NEC RC 450
Train-Office: Efacec
Inclui Ar Condicionado nas cabinas de condução.
Areeiros: 8
De seguida, apresenta-se um gráfico que relaciona o esforço de tracção (a vermelho) e de frenagem dinâmica (a azul) desenvolvida pelas locomotivas, em função da sua velocidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário