Lousado

Lousado

Posts Recentes

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Wagon de L'Armistice CWIL 2419 D

This photograph was taken in the forest of Compiègne after reaching an agreement for the armistice that ended World War I.source
11 de Novembro de 1918
Em Novembro de 1918, termina a Primeira Guerra Mundial. O último cessar-fogo foi assinado entre os alemães e os franceses na chamada Compiègne Wagon (Carruagem de Compiégne), no tratado de Versalhes.

Salão onde foram assinados
ambos os tratados
O acordo para a cessação de todas as operações militares na Frente Ocidental da Primeira Guerra Mundial foi assinado bem cedinho, às 5H15 da manhã do dia 11 de Novembro de 1918, para que um armistício entrasse em vigor a partir das 11H00 da manhã daquele mesmo dia. A assinatura do documento teve lugar na carruagem especial e pessoal do Generalíssimo Ferdinand Foch, que estava então estacionada junto à floresta de Rethondes, comuna de Compiègne. Anos mais tarde (1927), o troço de via-férrea e o vagão foram transformados em monumentos nacionais.

CWIL 2419 D
Esta Carruagem, a CWIL 2419 D (Compagnie Internationale des Wagons-Lits), foi originalmente construída em 1914 para servir como carruagem restaurante. Quatro anos mais tarde foi ajustada de modo que pudesse hospedar um escritório para o marechal francês Ferdinand Foch.

Em 11 de novembro de 1918 tornou-se um local histórico improvável. O marechal Foch e seu colega alemão sentaram-se entre suas paredes e assinaram a rendição final do Império Alemão.


Hotel des Invalides - Paris

22 anos mais tarde rebenta a 2ª Guerra Mundial e as forças francesas sofreram a derrota maciça às mãos germânicas na batalha de França durante a primeira metade de 1940. O seu governo fugiu para Bordéus e quase sem poder algum, a República Francesa deixou de existir, quando a Julho de 1940, o marechal Pétain, politicamente compatível com o inimigo alemão, passou de vice-primeiro-ministro ao chefe do Estado francês.


A França foi forçada a render-se e propôs-se a Hitler para negociar as tréguas.

1º Plano à direia - Adolf Hitler
2º Plano ao centro -
Herman Goering, Rudolf  Hess
Carruagem de volta ao mesmo
local de 1918 para a cerimónia
de rendição francesa de 1940.
Em 22 de Junho de 1940, seguindo escrupulosamente as instruções pessoais de Adolf Hitler, a carruagem foi recolocada precisamente no mesmo local onde estivera em 11 de Novembro de 1918 para que servisse agora de cenário à cerimónia de assinatura do armistício entre alemães e franceses.
Apesar de afirmar que "não tem a intenção de usar as condições de armistício e negociações de armistício como uma forma de humilhação" da França, foi exactamente isso que aconteceu.

Primeiro, a carruagem teve de ser transferida de um museu especialmente concebido para comemorar a trégua de 1918 - mesmo que isso significasse movê-lo apenas alguns metros estrada abaixo. Com tanto de louco como de prima-dona operática, Adolf Hitler, entrou na carruagem sem dizer palavra, ocupando o cadeirão que outrora pertencera a Foch, supervisionando as negociações com rigidez de granito, descendo depois da carruagem quando o representante francês se rendeu em definitivo, para ser filmado pela propaganda nazi com um pé nos degraus e outro na eternidade, o peito cheio de oxigénio divino.





Nos cinco anos seguinte, cerca de um milhão de soldados franceses permaneceram prisioneiros de guerra alemães. Não era um armistício - era uma vingança servida fria.

No fim da guerra, em março de 1945, com a o Reich em forte queda, as tropas das SS explodiram a carruagem. Um mês depois Hitler seguiu o exemplo. A guerra tinha acabado.

Memorial e Museu do
Armistício - Compiègne
Reconstrução da CWIL 2419 D no
Museu do armistício
Felizmente ou não, o novo armistício precisava ser assinado noutro lugar. Os restos da carruagem de Compiègne foram desenterrados do solo e mais tarde restaurados pelos prisioneiros de guerra alemães. Hoje, no museu Clairière de l'Armistice, repousa uma reconstrução da carruagem de Compiègne, esperançosamente até eternidade.




http://herdeirodeaecio.blogspot.com/2008/10/rethondes-e-miopia-de-hitler.html
http://jornalggn.com.br/noticia/o-dia-do-armisticio
http://www.astropt.org/2014/01/25/einstein-freud-a-guerra-a-culpa-e-o-terapeuta/
http://wagonslits.blogspot.com/2010/10/armisticio-de-la-segunda-guerra-mundial.html
https://www.thevintagenews.com/2016/06/20/unlikely-wagon-symbolized-wwii-power-struggle/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Armist%C3%ADcio_de_22_de_junho_de_1940

Sem comentários:

Enviar um comentário