Em Novembro de 1918, termina a Primeira Guerra Mundial. O último cessar-fogo foi assinado entre os alemães e os franceses na chamada Compiègne Wagon (Carruagem de Compiégne), no tratado de Versalhes.
Salão onde foram assinados ambos os tratados |
CWIL 2419 D |
Em 11 de novembro de 1918 tornou-se um local histórico improvável. O marechal Foch e seu colega alemão sentaram-se entre suas paredes e assinaram a rendição final do Império Alemão.
22 anos mais tarde rebenta a 2ª Guerra Mundial e as forças francesas sofreram a derrota maciça às mãos germânicas na batalha de França durante a primeira metade de 1940. O seu governo fugiu para Bordéus e quase sem poder algum, a República Francesa deixou de existir, quando a Julho de 1940, o marechal Pétain, politicamente compatível com o inimigo alemão, passou de vice-primeiro-ministro ao chefe do Estado francês.
A França foi forçada a render-se e propôs-se a Hitler para negociar as tréguas.
1º Plano à direia - Adolf Hitler 2º Plano ao centro - Herman Goering, Rudolf Hess |
Carruagem de volta ao mesmo local de 1918 para a cerimónia de rendição francesa de 1940. |
Apesar de afirmar que "não tem a intenção de usar as condições de armistício e negociações de armistício como uma forma de humilhação" da França, foi exactamente isso que aconteceu.
Primeiro, a carruagem teve de ser transferida de um museu especialmente concebido para comemorar a trégua de 1918 - mesmo que isso significasse movê-lo apenas alguns metros estrada abaixo. Com tanto de louco como de prima-dona operática, Adolf Hitler, entrou na carruagem sem dizer palavra, ocupando o cadeirão que outrora pertencera a Foch, supervisionando as negociações com rigidez de granito, descendo depois da carruagem quando o representante francês se rendeu em definitivo, para ser filmado pela propaganda nazi com um pé nos degraus e outro na eternidade, o peito cheio de oxigénio divino.
Nos cinco anos seguinte, cerca de um milhão de soldados franceses permaneceram prisioneiros de guerra alemães. Não era um armistício - era uma vingança servida fria.
No fim da guerra, em março de 1945, com a o Reich em forte queda, as tropas das SS explodiram a carruagem. Um mês depois Hitler seguiu o exemplo. A guerra tinha acabado.
Memorial e Museu do Armistício - Compiègne |
Reconstrução da CWIL 2419 D no Museu do armistício |
http://herdeirodeaecio.blogspot.com/2008/10/rethondes-e-miopia-de-hitler.html
http://jornalggn.com.br/noticia/o-dia-do-armisticio
http://www.astropt.org/2014/01/25/einstein-freud-a-guerra-a-culpa-e-o-terapeuta/
http://wagonslits.blogspot.com/2010/10/armisticio-de-la-segunda-guerra-mundial.html
https://www.thevintagenews.com/2016/06/20/unlikely-wagon-symbolized-wwii-power-struggle/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Armist%C3%ADcio_de_22_de_junho_de_1940
Sem comentários:
Enviar um comentário