Lousado

Lousado

Posts Recentes

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O "Charriot" ferroviário

O Charriot é uma plataforma de mudança de via, que permite o deslocamento lateral de material circulante para uma linha adjacente, cujo acesso não se faça de forma directa, por meio de desvios.


Frequentemente usado em oficinas, estas servem-se destes aparelhos para movimentar os veículos para outras linhas de outras áreas ou sectores oficinais, num curto espaço, sem recorrer a extensas vias, desvios e respectivas manobras.

Em Portugal, actualmente, podem encontrar-se:


1 nas oficinas de Contumil,



4 nas oficinas do Entroncamento,



1 nas oficinas da Figueira da Foz,




No vídeo seguinte pode ver-se, embora seja de noite, o charriot de Contumil em funcionamento, em 13/11/2010 aquando do resguardo do comboio "Foguete" 0503 e alguns veículos do comboio "Presidencial". 


















Não obstante, este artigo pretende dar destaque a duas unidades muito particulares deste tipo de aparelho de mudança de via.Tratam-se dos charriot's da antiga estação de Lisboa-Rossio.
Colocados nas linhas mais laterais da estação, um com ligação às linhas 2,3 e 4 e outro com ligação às linhas 8,9 e 10, sendo que, as linhas 3 e 9 não possuíam plataforma de desembarque, servindo apenas para dar passagem ás locomotivas para a manobra de inversão de macha através do respectivo charriot.

Charriot acessível às linhas 1, 2 e 3.

A foto à esquerda mostra um comboio acabado de chegar provávelmente de Sintra, a locomotiva prepara-se para avançar para cima do charriot e de costas para o fotógrafo está o operador à espera do momento para manobrar o aparelho.
Charriot acessível às linhas 8, 9 e 10.
























Fotografias : Google Earth, João Paulo Mendes Ferreira
Vídeos: Valério Santos, Gary Brown

Sem comentários:

Enviar um comentário