Lousado

Lousado

Posts Recentes

sábado, 20 de fevereiro de 2016

O Comboio Académico

A história do comboio Académico Covilhã - Porto - Covilhã, que tinha lugar aos fins de semana, resultou de um diálogo, por parte do Grupo de Amigos da Linha da Beira Baixa - "O 6 de Setembro" com a CP, que tinha já cerca de um ano, quando o projecto foi interiorizado pela própria CP.

Comboio Académico em Castelo Branco aguardando partida para o Porto em 13-03-1998

No início dos anos 90 a Covilhã era servida, em cada sentido, por dois Intercidades para Lisboa, de conforto indiscutível,para os standards da altura, apesar da linha até Vale de Prazeres estar num estado miserável. A electrificação entre o Entroncamento e a Central do Pego estava em curso bem como na restante linha. Mas tardava... E a modernização do Sul e do Minho poderia relegar a Beira Baixa para um futuro mais longínquo.

A norte surgia um outro paradigma: a Linha da Beira Alta, já renovada e electrificada, ficava a uma longa hora de distância pois a velocidade não excedia os 40 kms/h (20km/h nas pontes). E este facto era o grande mal que enfranquecia a luta nessa grande batalha que eram as ligações ao Porto e a Coimbra.

Neste sentido, e talvez como forma de reabilitar os laços com o norte, a criação do Comboio Académico que deve a sua génese inteiramente ao "O 6 de Setembro", veio (re-)estabelecer uma ligação semanal Covilhã - Porto (Sextas Feiras no sentido ascendente e Domingos no sentido inverso), pela Beira Alta, com inversão do sentido da marcha na Pampilhosa, especialmente dirigida aos estudantes universitários. O serviço era efectuado apenas durante o período lectivo e era efetuado integralmente por carruagens clássicas Sorefame de primeira classe, que outrora fizeram os Rápidos Lisboa - Porto, posteriormente substituídos pelos Alfa. Tinha serviço de bar e de refeições ligeiras, servidas na carruagem Bar/Restaurante Carel Et Fauché. O preço do bilhete Covilhã - Porto era de 1400$00 havendo desconto de 10% nos bilhetes de ida e volta.

À data da sua extinção, em 1998/1999, este serviço apresentava os seguinte horário:




Fontes:

http://www.mat.uc.pt/~cmf/beiras/beiras26.html
http://www.cp.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário