Com a criação do serviço Intercidades em 1988, este serviço chega, já numa 2ª fase da sua implementação, à Régua, ligando o Douro ao resto do país com mais rapidez e conforto. Ou pelo menos seria esse o objectivo inicial, uma vez que à semelhança do IC do Oeste, surgido no mesmo período, era efectuado por automotoras da série 0600, que já circulavam neste linha assegurando serviços Regionais e InterRegionais, ficando-se apenas pelo ganho no tempo de viagem, visto este serviço efectuar menos paragens.
Em 1998, ano em que o Serviço IC comemorava 10 anos de existência, são determinados os números de 1997 chegando-se à conclusão de que naquele ano foram transportados 1.933.129 passageiros, 39.998 dos quais transportados pelo IC do Douro representando apenas 0.026% do total nacional.
Face a estes números, a CP efectua uma nova abordagem ao serviço IC e deste modo com vista à homogeneização das suas características de qualidade (climatização, material e serviços disponibilizados), os Intercidades dos eixos operados por material não climatizado (Oeste, Alentejo e Douro) passariam a Inter-Regional, mantendo os mesmos horários, o mesmo material circulante e as mesmas paragens, somente os preços desciam. Tratava-se, segundo a CP, de uma “medida de transparência perante o mercado e de uma opção comercial que lhe está associada, na defesa dos clientes e da imagem do produto Intercidades”. Em Maio de 1998, passados dez anos após o lançamento do primeiro Intercidades, os IC’s do Oeste, Douro e Alentejo passaram a Inter-Regional e de facto, exactamente com o mesmo material, paragens e tempo de percurso.
À data da sua supressão e consequente despromoção a Interregional, o IC do Douro apresentava os seguintes horários.
À data da sua supressão e consequente despromoção a Interregional, o IC do Douro apresentava os seguintes horários.
Em 2002 com a disponibilização de mais material climatizado é possível à CP relançar o serviço Intercidades no eixo do Douro (até Régua) e no eixo do Oeste (até Leiria), ambos de fim-de-semana e com início em Lisboa.
Em 2004 o IC do Douro passa a semi-diário e com origem/destino na estação de Porto São Bento. Já em 2006 o IC do Douro é extinto na sequência da entrada em vigor de uma nova oferta de serviço Regional neste eixo.
À data da sua extinção o IC do Douro apresentava os seguintes horários.
Podemos comprovar que por altura da sua extinção o IC do Douro demorava 1h52m a completar o seu percurso, sensivelmente o memo tempo que demora o actual Interregional a fazer exactamente o mesmo percurso, embora com uma boa parte da via reabilitada e com serias melhoras, mas com mais paragens intermédias, levando 1h45m no IR do fim da tarde e 1h53m nos restantes, sendo que actualmente o Regional da noite demora apenas mais 5 minutos.
Fonte : http://www.transportes-xxi.net/
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