Lousado

Lousado

Posts Recentes

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Intercidades do Minho

Maio de 1988 marcou o início de um novo capítulo na história ferroviária Portuguesa com o surgimento do serviço Intercidades, um novo comboio “Rápido” efectuado com material de conforto superior.


Já em 1989 e depois de em 1988 terem surgido os IC's para a Beira Alta, Beira Baixa, Alentejo, Algarve e Douro, surge uma das 2 mais efémeras ligações deste serviço, o Intercidades Porto - Viana do Castelo. À imagem dos IC's do Douro e do Oeste, inicialmente, esta ligação era assegurada por automotoras da série 0600, ostentando o logo do serviço nas laterais.



Em 1991 com a criação do Intercidades Lisboa - Braga, o IC Porto - Viana do Castelo começa a perder importância e deixa de sair de Porto S. Bento. Iniciando a sua marcha a partir de Nine, onde esperava os passageiros provenientes do IC Lisboa - Braga da tarde, rumava a Viana de onde regressava pela manhã, chegando a Nine pouco antes da chegada do IC Braga - Lisboa.
Em 1994 são suprimidos o IC do Minho, que já só cobria a ligação Nine-Viana do Castelo-Nine e o IC do Algarve entre Faro e Vila Real de Santo António, bem como as carruagens directas desde o Barreiro até Lagos.

Fonte : http://www.transportes-xxi.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário