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domingo, 2 de outubro de 2016

Série ME 21

"Peixeira"

Automotora ME 21 com a numeração original, Dmyf 1

A Companhia Portuguesa para a Construção e Exploração de Caminhos de Ferro, administradora da Companhia do Vale do Vouga, manda construir, em 1944, nas oficinas da Sernada do Vouga um veículo automotor, para melhor servir a região, que para além de muito industrial era muito populosa. Adaptou-se para o efeito um, um chassis de camião. Este veículo automotor consumia gás pobre produzido em gasogénio.
Destinou-se ao transporte de géneros frescos, em especial peixe, de Espinho e Aveiro para a zona de Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul, onde não era possível faze-los chegar a horas convenientes por comboios ordinários.





Deposito da Boavista anos 70

Foi o primeiro veículo automotor de transporte de mercadorias a circular em Portugal e foi autorizado a circular pela Direção Geral de Caminhos de Ferro a título experimental e provisório. Estava prevista a construção de mais unidades aquando da chegada da autorização definitiva para a sua circulação, algo que não se verificou.

(16 de Maio de 1944) "Os Caminhos de Ferro Portugueses e o Problema dos Transportes". Gazeta dos Caminhos de Ferro 56 (1354): 221. Visitado em 29 de Janeiro de 2015. 


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