"Peixeira"
Automotora ME 21 com a numeração original, Dmyf 1
A Companhia Portuguesa para a Construção e Exploração de Caminhos de
Ferro, administradora da Companhia do Vale do Vouga, manda construir, em 1944,
nas oficinas da Sernada do Vouga um veículo automotor, para melhor servir a
região, que para além de muito industrial era muito populosa. Adaptou-se para o
efeito um, um chassis de camião. Este veículo automotor consumia gás pobre
produzido em gasogénio.
Destinou-se ao transporte de géneros frescos, em especial peixe, de
Espinho e Aveiro para a zona de Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul, onde não
era possível faze-los chegar a horas convenientes por comboios ordinários.
Deposito da Boavista anos 70
Foi o primeiro veículo automotor de transporte de mercadorias a
circular em Portugal e foi autorizado a circular pela Direção Geral de Caminhos de Ferro
a título experimental e provisório. Estava prevista a construção de mais
unidades aquando da chegada da autorização definitiva para a sua circulação,
algo que não se verificou.
(16 de Maio de 1944) "Os Caminhos de Ferro Portugueses e o Problema dos Transportes". Gazeta dos Caminhos de Ferro 56 (1354): 221. Visitado em 29 de Janeiro de 2015.
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