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quarta-feira, 27 de abril de 2016

Série L Sociedade do Estoril / CP

Foi no decorrer do ano de 1924 que chegou a Portugal o primeiro material motor de tracção eléctrica. Chegam assim á linha de Cascais as primeiras locomotivas eléctricas , do Tipo AEG, da série L302 a L303, reconstruídas mais tarde em 1950, pelas Oficinas da Sorefame. Note que a linha de Cascais foi a primeira a receber a electrificação e a única a funcionar a 1500 V.

L302



L303



De notar as pequenas alterações ao nariz da L303 aquando da sua reconstrução em 1950, nomeadamente a substituição da janela frontal direita, a remoção da placa de passagem para as carruagens, bem como a supressão do varandim frontal com a inclusão de um capot no seu lugar onde foram também incluídos os farolins de cauda e presas as mangueiras de freio a vácuo.







































Mais tarde, já em 1948, entra ao serviço da Sociedade Estoril a locomotiva eléctrica do tipo GEC da North British, Company of Glasgow, com o nº3, e ficou conhecida como "Amália". Ao ser integrada na CP, ficou com o nº L301.
Em seguida podem ser visualizados os diferentes esquemas de pintura ostentados pelo L301 nas ultimas décadas.

L301









































A L301 vestiu, primeiramente, de laranja com ricas brancas frontais, imagem de marca da CP a partir dos anos 70, passando pelo esquema branco com lista amarela, já nos anos 90, característico do material circulante da linha de Cascais à década em curso, terminando a sua vida no esquema branco e azul aquando da sua recuperação para museu nos anos 2000. Esquema este que se depreende ser o esquema original.

As duas locomotivas originais da Sociedade Estoril (L302 e L303) entraram em serviço em 1926. Eram de origem alemã (fabrico AEG) e eram, na realidade, furgões automotores e não verdadeiras locomotivas.
Apesar da sua baixa potencia todas elas, a L301, L302 e L303, foram usadas nas mais diversificadas funções e tarefas na linha de Cascais no seu tempo de serviço.
Tracionaram reboques excedentes das automotoras Baume & Marpent e Craven em comboios de horas de pontas, mercadorias do Cais do Sodré para Cascais, e também simples veículos correios e de transporte de valores. Também serviram de locomotivas de manobras nas oficinas e parques. 
Assim foram as vidas gloriosas das locomotivas da linha de Cascais.


Ano de entrada ao serviço: 1926 - reconst. 1950, Sorefame
Série: L Série de 3 exemplar únicos 
Bitola: 1668 mm
Tipo da locomotiva (construtor): Eléctrica (AEG)
Tensão: 1500 V cc
Partes mecânicas: AEG
Equipamento eléctrico Tracção: AEG
Número de cabines de condução: 2
Potência nominal da locomotiva (rodas): 920 CV
Potência: 680KW
Disposição dos rodados: Bo' Bo'
Areeiros: 8
Pessoal e ferramentas: 0,200 t
Tara: 50T
Velocidade Máxima: 90km/h


As 3 locomotivas deste artigo, L301, L302 e L303, encontram-se recuperadas e em exposição no núcleo da Fundação Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento. De referir que aquando da sua recuperação estética para museu estas unidades foram desmotorizadas.



Fontes fotográficas:

https://www.flickr.com/photos/johannes-j-smit/5069729306
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=595741
http://i.ebayimg.com/images/g/RSkAAOSwXj5XGVk5/s-l1600.jpg
http://web.archive.org/web/20090125210937/http://apac.cp.pt/album/album.htm
http://farm4.static.flickr.com/3667/11936499484_455c6805b4_m.jpg
http://www.encarnado.com/ssc/L301.jpg
Acervo fotográfico próprio

Fontes Bibliográficas:

http://comboios.home.sapo.pt/hist_p.html
http://www.comboios.org/forum/viewtopic.php?t=14555

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