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domingo, 20 de março de 2016

Elevador de Santa Luzia


Construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, foi inaugurado em 02 de julho de 1923 (92 anos).
Localizado na cidade de Viana do Castelo (freguesia de Santa Maria Maior), este elevador faz a ligação entre a Estação Ferroviária e o Santuário de Santa Luzia, no cimo do monte do mesmo nome.

Em 2001, data até à qual os elevadores eram operados pela CP - Caminhos de Ferro Portugueses, usando inclusive uma pintura característica do material da companhia na altura, foi desactivado e entrou em processo de degradação, até junho de 2005, ano em que foi submetido a trabalhos de restauração por parte das empresas Efacec/Liftech.


Algumas peças foram fabricadas em Espanha, nomeadamente as carruagens, na empresa Ingeniería y Servicios de Montaña (ISM), de Saragoça. Foi reaberto ao serviço público em 05 de abril de 2007.




A sua exploração é feita pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, perante a responsabilidade técnica da empresa Liftech.

Dos dois veículos abatidos ao serviço em 2001, resta ainda um. Colocado no terreno adjacente à gare do Santuário, e após alguns anos ao relento, foi restaurado e pode ser visitado.






Vencendo um desnível de 160 metros, em seis a sete minutos, a viagem no elevador de Santa Luzia é a mais longa de todos os elevadores/funiculares do país, com os seus 650 metros, tendo mais do dobro da distância do que se lhe segue, o da Nazaré (com 310 metros), havendo ainda em Lisboa os da Bica (283 metros), o da Glória (276 metros) e da Lavra (188 metros) e em Braga, o do Bom Jesus, com apenas 274 metros.

Características
Distância: 650 metros (o maior do país);
Desnível: 160 metros (o maior do país);
Inclinação média: 25%;
Velocidade nominal: 2 m/s;
Tipo de via: única, com cruzamento;
Fonte de energia: elétrica;
Energia de socorro: motor a diesel para a movimentação e baterias para os sistemas elétricos;
Sistemas de travagem no grupo motriz: 3 (normal [elétrico], de serviço e de emergência[hidráulicos]);
Sistemas de travagem nos veículos: 2 travões de via (ao carril) hidráulicos;
Funcionamento: as carruagens funcionam em contrapeso, ou seja, a que desce ajuda a puxar a que sobe, cruzando-se exatamente a meio do percurso. O motor elétrico ajuda a vencer a diferença de carga nas cabinas e o desnível do percurso;
Número de passageiros por cabina: 20, com a possibilidade de transporte de bicicletas;
Tempo de viagem: 7 minutos.

A lotação é de 24 passageiros, doze sentados e doze em pé, e, reduzindo estes, podem ser transportadas pessoas em cadeiras de rodas,carros de bebés e duas bicicletas.

O custo dos bilhetes é de 3 euros, ida e volta no mesmo dia, e 2 euros para subida ou descida simples, havendo um passe de 30 euros mês, para os utilizadores regulares.


Horário

O Elevador funciona com o seguinte horário:
Janeiro, Fevereiro, Novembro e Dezembro: Encerra à segunda-feira. Aberto de terça a sexta, das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00; sábado e domingo, das 10h00 às 17h00.
Março, Abril, Maio e Outubro: Aberto de segunda a sexta, das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00; sábado e domingo das 9h00 às 18h00.
Junho, julho, agosto e setembro: Aberto de segunda a domingo, das 9h00 às 20h00. 

Preço dos Bilhetes

3,00 € ida e volta; 
2,00 € uma viagem; 

Contatos

Telefone: 961 773 164 
Fax: 258 809 347
E-mail: funicular.viana@liftech.pt

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