A CP e EMEF apresentam hoje ao público a 2ª geração de comboios pendulares em Portugal, que surgem de uma revisão e renovação das 10 composições da série 4000, que contam já com cerca de mais de 41 milhões de quilómetros percorridos cerca de 26 milhões de passageiros transportados.
"Com a apresentação de mockups, será possível visualizar alguns dos aspectos mais relevantes de uma intervenção que está a ser preparada há vários anos. Depois de ter sido projectada com meios próprios da CP, a EMEF entregou o projecto à Alma Design, gabinete responsável pelo design de intervenções como a renovação das locomotivas 2600 (2004) ou da nova decoração do serviço Intercidades, estreada já em 2016.
A grande reparação dos 10 comboios custará cerca de 18 milhões de Euros e implicará uma paragem em oficina até três meses, o suficiente para levar a cabo todas as operações da complexa operação. Durante esse período, os profissionais da EMEF e vários outros subcontratados terão a responsabilidade de atualizar o conforto a bordo e de repor todos os órgãos fundamentais do comboio na sua condição nova.
Os comboios terão os seus equipamentos Wifi melhorados para possibilitar ligações de mais alto débito e todos os lugares passarão a dispor de tomadas elétricas. Todos os bancos serão reestofados e os painéis interiores substituídos e atualizados. Também as casas de banho, que actualmente são complexas de manter e obrigam a imobilizações importantes, serão substituídas na íntegra por novos módulos mais funcionais para o passageiro e para a operação.
Visualmente, quer o interior quer o exterior terão grandes mudanças. No exterior, a decoração será sóbria e futurista, com a ajuda de um tom prateado dominante complementado com uma risca verde e uma banda preta, ao nível das janelas. Não há, no entanto, uma separação visual no exterior entre as duas classes oferecidas a bordo."
Sem comentários:
Enviar um comentário