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Diagramas Linha do Tâmega

Livração 1974
Amarante 1970
Arco de Baúlhe 1979

Diagramas Linha de Fafe/Guimarães

Lousado
Guimarães 1999 (Diesel)
Guimarães (Vapor)
Fareja 1969

Fafe 1980

Diagramas Ramal da Figueira da Foz

Figueira da Foz 1976
Bifurcação de Lares 1979
Alfarelos 1971
Coimbra Cidade 1978

Série ME 21

"Peixeira"

Automotora ME 21 com a numeração original, Dmyf 1

A Companhia Portuguesa para a Construção e Exploração de Caminhos de Ferro, administradora da Companhia do Vale do Vouga, manda construir, em 1944, nas oficinas da Sernada do Vouga um veículo automotor, para melhor servir a região, que para além de muito industrial era muito populosa. Adaptou-se para o efeito um, um chassis de camião. Este veículo automotor consumia gás pobre produzido em gasogénio.
Destinou-se ao transporte de géneros frescos, em especial peixe, de Espinho e Aveiro para a zona de Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul, onde não era possível faze-los chegar a horas convenientes por comboios ordinários.





Deposito da Boavista anos 70

Foi o primeiro veículo automotor de transporte de mercadorias a circular em Portugal e foi autorizado a circular pela Direção Geral de Caminhos de Ferro a título experimental e provisório. Estava prevista a construção de mais unidades aquando da chegada da autorização definitiva para a sua circulação, algo que não se verificou.

(16 de Maio de 1944) "Os Caminhos de Ferro Portugueses e o Problema dos Transportes". Gazeta dos Caminhos de Ferro 56 (1354): 221. Visitado em 29 de Janeiro de 2015. 


Série ME 50







Origem : Oficinas da Sernada do Vouga 
Serviços: Regional
Ano de Entrada ao Serviço: 1941 - 1947
Bitola de Via: 1000 mm
Número de cabinas de condução: 1
Comando em unidades múltiplas: A Série não permite a formação de unidades múltiplas
Comprimento: 8,72 metros
Número de unidades construídas: 5
Lotação (passageiros): 10 na 1ª classe; 15 na 2ª classe; 5 de pé

Motor de tracção

Fabricante: Chevrolet
Velocidade Máxima: 89 km/h
Tipo e número de motores: 1 motor Chevrolet D.C.M. 118 216
Potência (rodas): 90 Cv

Transmissão

Tipo: Cardan de 4 velocidades + marcha à ré

Diagramas Ramal de Cantanhede

Figueira da Foz 1984
Figueira da Foz 1976
Cantanhede 1977